Como dentistas podem fidelizar pacientes?

Como dentistas podem fidelizar pacientes?

A maioria dos administradores de clínicas imaginam que as estratégias de marketing em odontologia têm relação somente com a captação de novos clientes.

Para se tornar um dos empreendedores de sucesso na área da odontologia, porém, é preciso não somente se preocupar em ganhar novos pacientes, mas também entender a importância de fidelizar os clientes já existentes. Essa estratégia gera tanto lucro quanto, e não exige tantos gastos.

A qualidade, apesar de importante, não é o único fator que faz com que clientes voltem ao seu consultório. Uma pesquisa realizada em 2008 pelo Ministério da Saúde e o Observatório de RH em Odontologia da FO-USP, teve como objetivo descobrir como os dentistas poderiam se tornar empreendedores de sucesso com a fidelização de clientes.

Segundo a pesquisa, os principais motivos que fazem os pacientes retornarem às clinicas e fazerem com que os dentistas sejam empreendedores de sucesso são: qualidade do atendimento da equipe de suporte (25%), contato pessoal via representante (17%), contato periódico via telefone (15%), preço justo (14%), qualidade dos tratamentos odontológicos

utilizados (11%), satisfação com a decoração e ambiente (7%) e influência de amigos (4%).

Os fatores apresentados que mais fidelizam pacientes, portanto, são mais relacionados ao atendimento da clínica do que com a qualidade do serviço odontológico. O preço, que também sempre foi apontado como principal razão para que clientes retornem, apresentou resultados inesperados: apenas 14% dos entrevistados se preocupavam com ele.

Podemos tirar dessa pesquisa dicas para que os dentistas se tornem empreendedores de sucesso e para que pacientes retornem às suas clínicas. O primeiro e mais importante ponto é o atendimento da equipe. É necessário que o consultório de odontologia tenha funcionários bem treinados para realizarem bom atendimento. Premiar os empregados que apresentam melhor serviço pode ser uma estratégia válida para impulsionar esse tipo de comportamento.

O contato periódico via telefone pode ser feito após o tratamento, com o intuito de saber como estão se recuperando e lembrando de compromissos futuros. Enviar e-mails e correspondências para os pacientes em datas comemorativas também é algo simpático e bem visto e que pode fazer com que os dentistas se tornem empreendedores de sucesso.

Para estimular a indicação do consultório, uma boa tática é criar campanhas que fazem com que os pacientes que recomendem a clínica ganhem benefícios ou descontos em suas despesas de tratamentos.

É muito importante ter também em mente que para se tornarem empreendedores de sucesso, os dentistas precisam sempre ouvir o que os pacientes pensam. Realizar pesquisas periódicas de satisfação faz com que o atendimento do consultório seja cada vez melhor.

Por Camila Alves do Empreender Saúde.

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