Diabetes e periodontite

Diabetes e periodontite

Existem várias doenças bucais. Várias delas não acometem apenas a boca, a língua, os dentes e as gengivas. Ter alguma doença bucal pode ser um sinal de outras enfermidades presentes no resto do corpo. Ou mesmo, outras doenças e enfermidades podem prejudicar o tratamento de doenças bucais.

Portanto, antes de iniciar o diagnóstico de qualquer doença bucal, é preciso saber do histórico dos pacientes, bem como suas doenças anteriores e pregressas, pois, várias delas tem relações uma com a outra. Hoje, por exemplo, falaremos da relação do diabetes com a periodontite. Confira!

Estatísticas do diabetes no Brasil

De acordo com dados da sociedade brasileira de diabetes, mais de 12 milhões de brasileiros já possuem a doença no país. Ou seja, uma doença bastante significativa e um verdadeiro caso de saúde pública. O diabetes é uma doença crônica que consiste no acúmulo de glicose no corpo, pois a insulina produzida naturalmente deixa de fazer efeito.

A importância da prevenção

Para não ter diabetes o mais importante é prevenir. Cerca de 80% dos casos de diabetes pode ser evitado apenas com bons hábitos alimentares e exercícios físicos. Afinal, o diabetes tipo II (adquirida) está diretamente ligado com o consumo excessivo de açúcares e sedentarismo. É uma doença que acomete o paciente por toda a vida causando complicações de todos os tipos e em todo o corpo.

O que é periodontite?

A periodontite, ou doença periodontal, consiste em uma inflamação crônica, normalmente bacteriana, dos tecidos que prendem os dentes às gengivas. A periodontite inicia-se, muitas vezes com o excesso de placa bacteriana. Aí, as bactérias penetram em camadas mais profundas da gengiva até comprometer totalmente o dente, causando a sua extração. A periodontite é uma doença bastante incômoda e perigosa não só para os dentes, mas para todo o organismo, deixando-o fragilizado e mais suscetível a doenças.

Qual a relação entre periodontite e diabete?

Há tempos se estuda a relação entre periodontite e diabete e percebeu-se que as duas doenças se relacionam diretamente. Na maioria das vezes, a periodontite é uma complicação clínica do diabetes. A presença da placa bacteriana no diabético pode agravar ainda mais a periodontite e acarretar em perdas dentárias acentuadas. Portanto, é preciso conhecer o histórico do paciente a fim de combater e/ou tratar as duas doenças para evitar complicações mais graves.

Conscientizando os seus pacientes

Sabendo o quanto o diabetes é uma doença grave, crônica e séria, lembre-se de conscientizar os seus pacientes para a causa. Durante as consultas e prevenções, busque alertá-los de ambos os riscos de ter diabetes e periodontites. Afinal, perder os dentes ocasiona uma série de problemas. De estéticos a doenças bucais.

O seu paciente é o seu bem mais precioso. Portanto, auxilie-o com conscientização, prevenção e claro, os subsídios que ele precisa para cuidar de sua saúde bucal e física. Assim, você transforma os seus pacientes e clientes em verdadeiros parceiros da sua clínica odontológica.

Para implementar programas e melhorar os processos da sua clínica, conte com o BlueDental. Só ele garante uma gestão completa, simplificada e segura de toda a sua clínica odontológica. Agende uma demonstração conosco e aproveite os benefícios dessa ferramenta.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *