7 dicas para uma gestão financeira eficiente em clínicas odontológicas

7 dicas para uma gestão financeira eficiente em clínicas odontológicas

O desempenho e sucesso da sua clínica odontológica depende de uma série de fatores e um deles é a gestão financeira.

Desta forma, saber como calcular o lucro e as despesas do seu negócio é indispensável para garantir o melhor resultado. Afinal, este é um fator que determina se a clínica está indo bem e atendendo os objetivos propostos com o investimento realizado ou não.

Além disso, entender qual a margem de lucro da sua clínica odontológica é um indicador para tomada de decisões mais assertivas.

Se você deseja conduzir uma gestão financeira eficiente e criar oportunidades para otimizar os resultados do seu negócio, está no lugar certo! Neste artigo abordaremos as principais estratégias para calcular o lucro da sua empresa, aumentar o desempenho e, assim, alcançar o sucesso!

Vamos lá?

Qual a importância de ter uma boa gestão financeira?

A gestão financeira é um aspecto fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio, inclusive das clínicas odontológicas. Ter um planejamento das receitas e despesas, evita dívidas e imprevistos.

Planejar, controlar, mensurar e analisar as finanças da sua clínica odontológica é essencial para o crescimento sólido e sustentável. Sendo assim, ter um departamento para manter a organização e equilíbrio entre as receitas e despesas, é o primeiro passo para desenvolver uma boa gestão financeira e oferecer uma excelente experiência para os pacientes.


A seguir, vamos dar algumas dicas para você melhorar a gestão financeira da sua clínica odontológica:

1. Separe as contas pessoais das contas empresariais

Este é o primeiro passo para uma boa gestão financeira. É importante ter contas separadas para as finanças pessoais e empresariais, para que você tenha uma visão clara dos custos e receitas da clínica.

2. Estabeleça um pró-labore

O pró-labore é um valor que você paga a si mesmo como remuneração pelos seus serviços como dentista. É importante estabelecer um pró-labore justo, que cubra os seus gastos pessoais e permita que você tenha uma vida confortável.

3. Controle as receitas e despesas

O controle das receitas e despesas é essencial para uma boa gestão financeira. Você deve registrar todas as entradas e saídas de dinheiro da clínica, para ter uma visão clara do seu fluxo de caixa.

4. Identifique gastos desnecessários

É importante identificar os gastos desnecessários da clínica e eliminá-los. Isso pode ajudar a reduzir os custos e melhorar a rentabilidade do negócio.

5. Negocie com fornecedores

Você pode negociar com seus fornecedores para obter descontos ou melhores condições de pagamento. Isso pode ajudar a reduzir os custos da clínica.

6. Calcule o seu lucro

O lucro é um indicador importante que demonstra a saúde financeira da empresa. Para obter resultados precisos, considere o lucro líquido e bruto, assim você consegue monitorar o desempenho do seu negócio com eficiência e garantir a organização financeira.

Aprenda a calcular o lucro da sua clínica odontológica a seguir:

Entenda melhor como diferenciar cada um:

Lucro bruto

O lucro bruto é a diferença entre o faturamento da clínica e os custos diretos dos serviços prestados. Os custos diretos são aqueles que estão relacionados à prestação do serviço, como os materiais e a mão de obra.

Para calcular o lucro bruto, basta aplicar a seguinte fórmula:

  • Lucro bruto = receitas totais – custos

Lucro líquido

O lucro líquido é o lucro bruto menos os custos indiretos. Os custos indiretos são aqueles que não estão diretamente relacionados à prestação do serviço, como o aluguel, a energia elétrica e os impostos.

Para calcular o lucro líquido, basta aplicar a seguinte fórmula:

  • Lucro líquido = receita total – custos totais
  • Margem de lucro líquido (percentual) = (lucro líquido / receitas totais) x 100

7. Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é essencial para o futuro da clínica. Ele precisa ser feito em curto, médio e longo prazo, e deve considerar os objetivos da empresa.

Aqui estão algumas ferramentas que você pode utilizar para melhorar a gestão financeira da sua clínica odontológica:

Com um bom planejamento e controle financeiro, você pode garantir a sustentabilidade da sua clínica odontológica e alcançar seus objetivos de negócios.

Conclusão

Como você viu neste artigo, abordamos as principais dicas e estratégias para aplicar na gestão financeira da sua empresa e obter os resultados que tanto deseja.

Diante disso, monitorar e analisar os dados periodicamente é indispensável para ter um histórico rico e facilitar a tomada de decisões.

Por isso, é importante definir indicadores, e a periodicidade para alimentá-los e construir uma gestão proativa, baseada em dados reais.

Uma ótima opção é utilizar softwares de gestão, que otimizam o tempo e auxiliam no desenvolvimento de um controle financeiro mais rigoroso. Além de centralizar informações para controlar as finanças e manter indicadores precisos para buscar oportunidades de crescimento.

Gostou deste artigo e quer ficar por dentro de todas as novidades sobre a BlueDental?

Siga nossas redes sociais agora mesmo e acompanhe tudo por lá: @bluedentalbr até mais!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *