Conscientização para pacientes sobre o câncer bucal

Conscientização para pacientes sobre o câncer bucal

O câncer bucal compreende os tumores malignos em todo o aparelho bucal como gengivas, mucosas, palato duro, língua e lábios. Como qualquer tipo de câncer, é uma doença preocupante e que pode ter sérias consequências para os afetados por ela.

Porém, o diagnóstico precoce pode evitar problemas ainda mais graves e permite que seja feito um tratamento mais adequado a cada tipo de caso. Portanto, vale a pena se conscientizar à respeito da prevenção e da detecção precoce de qualquer anormalidade no aparelho bucal. Como você pode ajudar os seus pacientes? Veja as nossas dicas:

Dados sobre o câncer bucal

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer bucal acomete por ano, uma média de mais de 10 mil casos por ano com cerca de 5 mil mortes em decorrência de complicações. A maioria dos afetados pelo câncer de boca são homens, especialmente os fumantes e consumidores assíduos de bebidas alcoólicas.

Foco na prevenção

Como profissional da área de odontologia, você pode e deve conscientizar os seus pacientes da prevenção contra o câncer bucal e o autoexame. Por meio do autoexame a pessoa consegue identificar, precocemente, anomalias e outras irregularidades na região interna da boca e dos lábios. Se observada alguma condição anormal, comunique ao seu paciente e peça exames para o diagnóstico.

Ajudando os seus pacientes

Dessa maneira, você consegue ajudar os seus pacientes a serem ainda mais cautelosos com a saúde bucal em todos os seus aspectos. Vale a pena investir um tempo para ajudá-los e fazê-los entender da importância da detecção precoce e do diagnóstico dessa e de outras doenças. Explique também, da importância dos cuidados e consultas frequentes para avaliar o aparelho bucal e os lábios.

Formas de conscientização

Para conscientizar os seus pacientes você pode falar sobre o assunto nas consultas, fazer uma campanha interna, montar cartazes e outros materiais para ajudá-los a entender e identificar sintomas que podem desencadear ou mesmo ser do próprio câncer bucal. Explique aos seus pacientes a necessidade urgente de parar de fumar e de reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, pois elas são as principais causas da doença. Além disso, uma dieta pobre em nutrientes e ricas em gorduras e açúcares pode agravar ainda mais o problema. Aqui, algumas dicas para ajudar os seus pacientes na prevenção ao câncer bucal:

– Parar de fumar;

– Diminuir ou cessar o consumo de bebidas alcoólicas;

– Cuidar da higiene bucal com prevenção, escovação e uso do fio dental.

Atenção aos pacientes

Nesse sentido, invista em programas e outros recursos para ajudar os seus pacientes a se tratarem e evitarem essa doença que acomete tantos brasileiros. Lembre-se! O câncer pode ser uma doença fatal se não tratada corretamente e com a atenção que ela merece. Cuide da prevenção, da conscientização e da saúde dos seus pacientes.

Percebeu o quanto é pertinente e urgente a abordagem desses aspectos em sua clínica? Então não deixe para depois! Inicie já a sua campanha para ajudar inúmeros pacientes. Acompanhe sempre o Blog BlueDental para mais dicas e informações para o melhor desempenho da sua clínica odontológica.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *