Atendimento de crianças na clínica odontológica

Atendimento de crianças na clínica odontológica

O atendimento de crianças na clínica odontológica precisa ser diferenciado. Isso porque os pequenos tem medo de dentista com receio de sentirem dor. Afinal, desde a primeira infância é fundamental que eles visitem a clínica odontológica para extrair a dentição de leite ou mesmo para tratar de problemas com a troca dos dentes.

Além disso, algumas crianças precisam também de aparelhos ortodônticos para corrigir questões estéticas ou mesmo da própria saúde, como a mordida, por exemplo. Por isso, para deixa-los mais a vontade em sua clínica odontológica, é preciso, além de muita paciência, cuidado e carinho, dispor de alguns artifícios para deixar esse momento mais agradável. Veja algumas dicas:

Tenha um ambiente lúdico

Se você sempre trabalha com crianças ou é especializado em odontopediatria, ter um ambiente personalizado só para eles é fundamental. Mais colorido, com cadeiras adaptadas, personagens e outros recursos para deixá-los mais a vontade no seu consultório. Tudo para eles precisa ser diferenciado, lúdico e divertido. Assim, a visita ao dentista vira um momento mais divertido e agradável.

Brinque com personagens

Uma dica interessante ao realizar o atendimento de crianças é brincar com personagens. Vale a pena procurar personagens que a garotada gosta e colocar alguns no consultório. Deixe que eles brinquem e se sintam a vontade durante a realização dos procedimentos. Assim, eles ficam mais seguros e tranquilos na hora do atendimento.

Atendimento de crianças: foco na prevenção

Quando as crianças forem em sua clínica odontológica, converse com os pais sobre a importância da prevenção. Essa preparação ajuda a evitar problemas bucais como cáries e outros que podem atrapalhar o desenvolvimento da dentição das crianças. Além disso, a prevenção em crianças impede o aparecimento de doenças bucais nos adultos. Ensine aos pais da criança que ter uma boca saudável é fundamental para a saúde de todo o organismo.

Tenha paciência e carinho

Ao atender crianças em sua clínica, tenha muita paciência e carinho. Afinal, birras, choros e recusas podem aparecer. Para lidar com elas, porém, é preciso saber brincar e ter calma ao atender a criança. Explique para ela que é importante e que vai passar rapidinho. Mostre para ela que esse cuidado com a saúde bucal é necessário para crescer ainda mais forte e saudável. Conte com os pais nessa hora também e transmita segurança na realização dos procedimentos.

Passe confiança para os pais da criança

Durante o atendimento de crianças é fundamental contar com os pais e/ou acompanhantes delas. Converse com eles, explique todo o tratamento e passe confiança no que você está fazendo. Explique também que o papel dos pais é fundamental para garantir o sucesso do tratamento com o incentivo ao cuidado da saúde bucal com escovação diária e diminuição do consumo de açúcares, por exemplo.

O atendimento de crianças em sua clínica é mais do que necessário se você deseja atender e fidelizar toda a família dos seus clientes. Portanto, siga as nossas dicas e tenha sucesso nesse tipo de consulta especial e diferenciada. Tem mais dicas para o atendimento infantil? Então interaja conosco por meio do nosso blog ou redes sociais!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *