Cargos que são necessários em uma clínica odontológica

Cargos que são necessários em uma clínica odontológica

O bom funcionamento de uma clínica odontológica depende de um time de profissionais. Cada clínica, porém, tem a quantidade de funcionários definida pelo tamanho ou condições financeiras. Um time de profissionais comprometidos é muito melhor para a sua clínica odontológica do que um time maior que não possui identificação com a empresa.

Portanto, além de contratar os profissionais, é preciso que você desenvolva-os oferecendo treinamentos, boas condições de trabalho e um bom clima organizacional para que eles possam se sentir seguros, à vontade e felizes para trabalhar na sua clínica. Agora, saiba um pouco mais sobre os cargos que são necessários em uma clínica odontológica:

Secretários

Os secretários dos dentistas são de fundamental importância para a marcação/remarcação de consultas, cuidado com a agenda e organização dos contatos, prontuários e outros recursos necessários para o bom funcionamento da clínica odontológica. A atuação de secretários e secretárias deve ser constantemente adaptada para o trabalho com novas tecnologias que melhoram os processos e a segurança dos dados da sua clínica.

Recepcionistas

Os recepcionistas da clínica odontológica são responsáveis por receber os clientes, atendê-los e passar informações relevantes em caso de dúvidas. Um trabalho de extrema importância para a sua clínica e que funciona como um verdadeiro cartão de visitas. O seu time da recepção deve estar sempre muito bem treinado, disposto e esbanjar um atendimento impecável.

Dentistas

Os dentistas exercem a atividade fim da sua clínica odontológica. Precisam, portanto, ser profissionais credenciados, atenciosos e bem dispostos para atender o paciente da melhor maneira possível. Além disso, eles precisam estar sempre se modernizando e atentos às novas técnicas e abordagens do segmento odontológico. Para isso, você precisa oferecer os melhores recursos e incentivos para manter uma equipe bem motivada e capacitada para os desafios.

Limpeza e conservação

O profissional ou a equipe de limpeza e conservação são partes importantíssimas para manter a sua clínica odontológica em ordem, sempre muito bem organizada e cumpridora das normas da vigilância sanitária. Deve ser uma equipe adaptada e treinada para o contexto da sua clínica odontológica e preparada para lidar com todos os tipos de resíduos resultantes da atividade de sua clínica.

Gerente Financeiro

O gerente financeiro ou pessoa responsável por esta área na sua clínica deve ser uma pessoa que mantem as contas em dia e cuida das finanças para o bom andamento da sua clínica. É uma pessoa que precisa estar sempre atenta à legislação e em contato com o contador da sua clínica odontológica para operações bem coerentes e seguras para a atividade de sua clínica. Lembrando sempre que a boa gestão dos recursos financeiros da sua clínica odontológica depende de organização, idoneidade e atualização com softwares e recursos de apoio a gerência financeira.

Departamento de pessoal

O departamento pessoal, ou DP, cuida das questões administrativas com relação aos colaboradores da sua clínica. Eles são responsáveis por cuidar de detalhes como folha de ponto, folha de pagamento, plano de saúde, assiduidade dos colaboradores e outras questões inerentes a atividade trabalhista. São profissionais que devem ser organizados, atualizados e atentos às atividades dos colaboradores.

Administrador da clínica odontológica

O papel de administrador da clínica, que pode ser exercido por um proprietário ou um dos sócios é fundamental para o bom andamento da clínica no fomento a novos investimentos, levantamento de recursos e para manter a clínica odontológica em funcionamento. É o profissional a qual os outros colaboradores devem se reportar e, portanto, deve ser alguém apto a ouvir e implementar mudanças, se necessário na clínica odontológica para o bem de todos e melhoria dos processos.

Esta lista de cargos serve apenas como uma referência de profissionais necessários para o andamento de uma clínica odontológica. Porém, dependendo do tamanho da sua clínica, eles podem ser menos ou mais. Às vezes, você tem menos profissionais que exercem outras atividades para o andamento da sua clínica e que atendem da mesma forma à demanda proposta. Cada clínica possui as suas peculiaridades e necessidades, portanto, vale a pena um olhar crítico e analítico para saber como melhorar os processos e proporcionar crescimento aos negócios.

6 Comments Cargos que são necessários em uma clínica odontológica

  1. Pingback: Gestão dos processos com BlueDental - BlueDental

  2. Pingback: Como utilizar as redes sociais para atrair mais clientes - BlueDental

  3. Pingback: Cinco dicas para controlar a inadimplência na sua clínica odontológica - BlueDental

  4. Pingback: A importância dos relatórios para a sua clínica odontológica - BlueDental

  5. Pingback: OdontoLIBRAS: conheça mais e implemente em sua clínica! - BlueDental

  6. Pingback: Odontologia do futuro: bom para a clínica e para os pacientes - BlueDental

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *